terça-feira, 11 de maio de 2010

Durante2: Memórias de minhas putas tristes (Gabriel Garcia Marquez)


Por coincidência, ou não, revi um filme europeu que trata da vida de dois velhos, Maurice e Ian que em tempos áureos eram atores, contudo, nunca chegaram a ser estrelas conhecidas internacionalmente, mas a vida que levam como grandes amigos envoltos na rotina de passeios culturais, cafés no restaurante de sempre e discussões sobre os jornais é abalada pela chegada de uma jovem, sobrinha-neta de Ian. Apesar de sua falta de modos e desinteresse pela vida irritarem profundamente seu tio Ian, Maurice, pelo contrario apaixona-se por ela, e com paciência resolve mostrar a vida cheia de arte que envolve a sua própria à jovem apática: a apelida de Vênus, dedica a ela parágrafos inteiros de Shakespeare, e admira sua beleza quase intangível.

Vênus ou Delgadina, a beleza jovem que parece que não vai se corromper nunca, abalam as estruturas de alguém que vive a falência da vida. De alguma forma, a juventude sempre permanece intacta.


** filme: Venus no imdb: http://www.imdb.com/title/tt0489327/

2 comentários:

  1. confesso ter ficado curiosíssima pra ver esse filme.
    adoro esses tipos de filmes desconhecido.

    adorei a idéia do novo blog.
    vou acompanhar é claro!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta,

    tem razão: todo dia é dia de livro. Gostei da ideia do blog. Ainda mais por vc já deixar claro que não tem pretenção de fazer critica literária, abre espaço aqui pra inumeras ideias, pensamentos, sentimentos etc É sempre bom encontrar blogs interessantes na net.

    até mais!!!

    ResponderExcluir