quarta-feira, 5 de maio de 2010

Antes: Memórias de minhas putas tristes (Gabriel Garcia Marquez)



Gabo foi o primeiro homem que me fez chorar. Foi o primeiro a me fazer sentir a dor aguda do amor e a pensar de fato sobre isto. Lembro como se fosse ontem, madrugada, sozinha no quarto, agarrada ao Amor e outros demônios, sentindo pela primeira vez o gosto de lágrima-romântica descendo pelo meu rosto.
De lá para cá acredito que esse tipo de lágrima já se tornou amiga, e que as madrugadas já conhecem o nome de Gabriel.
Na capa, me deparo com um senhor de idade, todo vestido de branco, caminhando inexoravelmente para o fundo branco. O excesso de brancura tão evidente (fundo, roupa, cabelo, pele) de alguma forma me faz lembrar o meu relacionamento com Gabriel. Posso relembrar facilmente diversos momentos conturbados de minha vida onde a certeza de que Gabo estaria ali, na madrugada, me confortou e conforta.
Hoje em dia por onde passo encontro cachorro com estrelas na testa, cidades onde a chuva permanece por anos e anos e anos, pessoas que todos sabem que vão morrer ali na esquina, úrsulas e dilemas amorosos, mortalhas feitas e desfeitas, irmãos que matam pela honra da irmã, padres apaixonados...

4 comentários:

  1. posso falar:?
    esse blog tá assim uma coisa mttttttttttttt sem sal.. nem li o texto pq o mais importante eh o visual! AHAUHAUHSUHFUHDUAFHUDSHAFUDAS!
    brincadeira. eu li e #shorey! vc como sempre tocando no coração das pessoas. = ~

    Ass: Carolz! (a designer q nao foi solicitada pra fazer o layout do blog) rum!

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu ownei esse livro na cara dura, comprei de presente para um amigo e fiquei pra mim. O GGG é bom mesmo, tanto no romantismo como do amor... e o amor nos tempos do cólera (livro favorito de minha esposa) quanto nos romances épicos, como no 100 anos de solidão. abs Marta my dear!

    ResponderExcluir
  3. Amga, q bom q tu mergulhaste nesse mundo tao paradoxo q e o da literatura latino-americana, com seus amores e odios taum proximos e t acompanhas de Gabriel. E agrada-me mto t acompanhar por aqui, nesse mergulho no qual as emoções afloradas sao as mais diversas.

    Bjaum,

    Cris Mota.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro - e pasme - único livro do Gabo que li, peguei emprestado alguns pensamentos pra minha vida e não chorei com esse livro. Agora me lembrei que tu nunca me emprestou o teu CEM ANOS DE SOLIDÃO. :\
    :P

    Juro que ainda não entendi a proposta do blog, mas vou pensar com carinho nela hehehe

    ResponderExcluir