Crescemos com a idéia fixa de que conflitos são prejudiciais, temos medo de discussões, não gostamos de brigas, e se por algum acaso nos encontramos em um... procuramos nos defender com todas as armas que coletamos durante nossa vida: palavras depreciativas que vão machucar o outro, uma porção de coisas do passado que decoramos para despejar em cima do outro nessa ocasião, mais algumas frases-prontas defensivas e a altura elevada da voz para...se nada der certo, ganharmos no grito.
Uma vez li uma pequena crônica que falava sobre essa tendência de gritarmos uns com os outros para sermos entendidos, ele falava que enquanto estávamos berrando não era possível escutarmos o outro, por isso, é através do sussurro que falamos o que é realmente é verdade, que precisa e deve ser ouvido, como as declaraçoes de amor.
Conflitos são necessários e importantes, muita coisa boa pode vir de um conflito de opinião se de fato levarmos em consideração todos os pontos de vista e não simplesmente o que consideramos como verdade absoluta, que na maioria das vezes é apenas egoísmo. Quem disse que uma discussão deve ser um jogo de ganha-e-perde? Quem disse que discussão sempre serve pra machucar? Quem falou que conflitos são maléficos? Quando foi que desaprendemos a sussurrar?
terça-feira, 6 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marta, descobri esse aqui...
ResponderExcluirE, como professora, estudante e amante da literatura, não poderia deixar de gostar.
Um beijo.